30 agosto, 2013

Bebocas Planet #5

Pois que as férias estão a correr bem e (infelizmente) a acabar mas quem nos poderia também ter dado férias eram os dentes da bebocas.
A nossa pequenina desde Terça que está muito queixosa e com sintomas de nascimento dos dentes (alguns dos quais nem sabia que eram sintomas). Agora é dar doses extras de mimo, ajudar como podermos e esperar que esta fase passe.

24 agosto, 2013

Férias

Vamos hoje de férias. E tenho a sensação que levo a casa atrás.

Uma perdição

A roupa da tuc tuc. Eu gosto das cores, dos desenhos, da qualidade da roupa. Enfim eu gosto de tudo. Já andei a espreitar a nova colecção e trouxe comigo duas camisolas mas este vestido (suspiro) é uma delicia para a minha bebocas e eu estou apaixonada por ele. Acho que vou perder a cabeça.




23 agosto, 2013

Beboca Planet #4

A cada dia que passa ela luta cada vez mais contra o sono. Ela rabuja, ela esfrega os olhos, ela está quase a dormir e abre os olhos com a pouca força que lhe resta, ela, vira-se de barriga para baixo, ela palra, uma infindável lista. E nós? Nós vamos lá pôr-lhe a chucha, vira-la de barriga para cima, aconchegar-lhe os bonecos, enfim uma panóplia de coisas. E andamos nisto todos os dias ultimamente e durante quase uma hora todos os dias.

22 agosto, 2013

Por estes dias

Temos andado divididas entre mostrar Lisboa às gémeas e ficarmos as duas em casa. Está tanto calor que acabo por sair com a bebocas só ao final da tarde. Vamos passear ao jardim, jantares com amigos e pouco mais.
Hoje a bebocas apanhou as vacinas dos seis meses e ando um pouco queixosa mas amanhã vamos passear o dia inteiro com amigos.

19 agosto, 2013

Domingo

Ontem tivemos as gémeas connosco. Levamo-las ao Outjazz e depois fomos com elas ver o espectáculo no Arco da Rua Augusta (maravilhoso). Elas vinham extasiadas e completamente famintas. Resolvemos ir com elas ao Mcdonald's e falamos com a mãe para as deixar passar o dia de hoje comigo, o que fez com que elas dormissem cá em casa.
Há uma da manhã estavam as três eufóricas. Elas não dormiam, a bebocas por sentir as primas deitadas no seu quarto também não domia. Uma festa.
Tivemos de deitar a bebocas na nossa cama para ela adormecer e esperar que as primas (depois de muitos shiuuu) adormecessem, para a pormos na cama dela.

16 agosto, 2013

6 meses

Fez ela ontem. E eu dou por mim a pensar que o tempo passa demasiado rápido, demasiado depressa para absorver tudo o quanto desejo e amo nela.
Ela está numa fase mesmo gira, em que fica realmente contente com cada conquista com cada descoberta, faz o sorriso desdentado mais bonito do [meu] mundo e dá os miminhos mais fofinhos [e babados] que uma pessoa pode desejar.
E se por um lado eu quero que ela cresça saudável e feliz por outro gostava que o tempo passasse mais devagar porque [e mesmo tendo em conta os dias menos bons] desde que ela nasceu os dias têm sido melhores do que poderíamos alguma vez ter imaginado.

14 agosto, 2013

De meia em meia hora

Não sei o que se passou mas ela hoje acordou de meia em meia hora. Estivemos assim a noite t-o-d-a. De cada vez que lhe caia a chucha ela chorava e lá me levantava eu para lha dar.
Já não estava habituada a noites assim.

13 agosto, 2013

A consulta dos 6 meses

A consulta dos 6 meses foi hoje e há medida que o tempo passa vou cada vez gostando mais do pediatra que escolhemos. É uma simpatia e é paciente, compreensivo e muito disponível para as nossas duvidas. 
A bebocas está com 6160 g e 65,5 cm. Está com percentil baixo de peso (nada que não estivéssemos há espera) mas segundo o médico não é preocupante.
Viemos de lá com novas alterações na comida:
Leite - vamos passar para o nidina 2
Papa - podemos introduzir as farinhas com glúten e pode comer de todas menos a de multifrutas com morango.
Puré de legumes - podemos acrescentar agrião, brócolos e nabiça. Podemos substituir a batata por courgete e podemos acrescentar á sopa cebola e beringela.
Fruta - podemos dar todas , excepto citrinos, kiwis e morangos
Carne - vamos deixar de dar borrego (ela definitivamente não gosta) vamos passar a dar frango ou Peru.

Aos oito meses vamos introduzir o peixe (pescada, dourada, robalo, etc desde que seja peixe branco), cerca de 30g por sopa, mas o peixe (ao contrário da carne) será cozido à parte e depois desfiado e misturado nos legumes. (Não será triturado uma vez que segundo o pediatra aos oito meses, mesmo que não tenham dentes, os bebés já têm bem treinado o acto de mastigar)

Aos oito meses teremos duas hipóteses com a comida (depende da reacção da bebocas):

A - 2 refeições sólidas (1 papa e 1 puré de legumes com carne ou peixe + fruta) e as restantes leite

B - 3 refeições sólidas (1 papa e 2 puré de legumes  (um com carne e o outro com peixe) + fruta e as restantes de leite (-1 que na hipótese A)

Temos também as vacinas dos seis meses do plano nacional de vacinação e aos sete temos mais uma dose da Prevenar.

Continuamos com uma gota de vigantol.

O pediatra também nos disse que com a entrada na creche será de esperar que ela apanhe algumas coisas mas aí para falarmos com ele que ele está cá para nos ajudar. A próxima consulta será aos 9 meses.

E é isto. Amanhã vamos já introduzir algumas alterações na alimentação.

A procura de trabalho

Desde Outubro, altura em que fiquei desempregada que ando a enviar curriculos [sim, mesmo grávida procurei]. Entre Fevereiro e Abril parei devido ao nascimento da bebocas mas depois voltei à procura pois sei, por experiência própria, que um recrutamento pode levar meses a estar concluído.

O que tenho reparado durante este tempo é que apesar de os anúncios serem poucos, os ordenados que oferecem são quase um insulto perante todas as qualificações que pedem e tirando isso ainda há a parte de que ninguém nos diz nada. A verdade é que nem sei se o meu curriculo é visto por alguém, porque dos curriculos enviados só 3% é que dão resposta, seja para entrevista ou para dizer que não obrigada.

E esta busca por vezes parece-me infindável e muitas vezes frustante.


12 agosto, 2013

Bebocas Planet #3

Há medida que vai ficando mais crescida a nossa bebocas luta cada vez mais com o sono. Fica curiosa, quer ver tudo, ouvir tudo, não quer ficar no ovinho, nem dormir quando não estamos em casa ou quando temos visitas cá em casa. Gosta que estejam sempre a falar com ela. Gosta de rambóia é o que é. E com esta luta contra o sono também aumentaram as birras. 

07 agosto, 2013

Bebocas Planet #2

A minha filha não liga aos bonecos. Ou melhor liga, se nós estivermos a brincar com ela mas quando a deixo sozinha no tapete a brincar ela adormece, mas em questão de poucos minutos. E quando acorda do que ela gosta mesmo é da chucha, das mãos e dos pés. Os bonecos estão lá mas para ela é igual. Ela vira-se, rebola e faz gracinhas mas é só mesmo quando lhe apetece, não faz [ainda] para tentar alcançar alguma coisa que ela queira.

06 agosto, 2013

Brrrrrrr

A bebocas já consegue fazer brrr coma língua de fora. Ri-se imenso quando faz e é bolinhas de baba a saírem da boca. Uma delicia.
Mas ando aqui a pensar como será no dia e que ela decidir fazer isso quando lhe estou a dar a papa ou a sopa... Acho que não vou achar piada à sujidade que vai sair dali.

05 agosto, 2013

Game of thrones - The beginning


Ofereceram-nos o primeiro volume. Não lhe liguei e o meu marido levou-o para Angola.
Quando cá chegou vinha encantado [ou será mais viciado?] com o livro e falou-me dele. Na altura com uma bebé recém nascida, chorona e eu num cansaço extremo nem queria ouvir falar de livros. Senhores, eu não tinha tempo para dormir quanto mais para ler.
Ele voltou para Angola e viu as séries, quando falávamos lá vinha ele falar da serie e dos livros e que eu ia gostar de certeza. Fiz-me de surda.
Agora quando voltou, aos poucos a nossa casa foi invadida pelos restantes volumes e dei por mim a oferecer-lhe o último. E ele lá me voltou a dizer que eu também ia gostar.
Ontem cedi e vi o primeiro episódio e fiquei colada ao ecrã. Quando o primeiro episódio acabou eu só lhe perguntava: então mas o que vai acontecer ao Bran? Ao que ele me respondeu que se eu quisesse saber tinha de ler já que não sei onde estão os restantes episódios da serie.
E foi assim que hoje começamos:





03 agosto, 2013

Um dia

Vou correr 30 minutos seguidos. Hoje foi o dia.
Fiz 3,8 km ao ritmo de 8m13s/km, o que dá mais de 30 minutos de corrida.
E eu sinto-me cansada sim, mas tão bem que nem vos sei explicar.
O próximo objectivo é correr 5 km. Já falta pouco.

01 agosto, 2013

Da sopa. Da papa. Da fruta.

Isto podia estar a correr melhor. Mas também podia estar a correr pior.
Ela não faz birras, não grita, não chora. Ela simplesmente fecha a boca ou então coloca a língua de forma a que a colher não entre. E é isto e apenas isto. Não come mas não faz cenas.
E é sempre assim.
A sopa estava a correr bem mas desde que introduzimos a carne a coisa piorou bastante.
A papa e a fruta vão um pouco melhor mas só nas primeiras três colheres.
Há que usar a imaginação, fazemos músicas, brincadeiras, fazemo-la rir e demoramos imenso tempo.
Mas ela também não dá o braço a torcer pois pode não comer mas só se queixa com fome depois de três horas passadas.
E por aqui a hora da comida é assim.